Título inédito na JKF Goju-kai


HANDEL DIAS: O PRIMEIRO OCIDENTAL A VENCER O
J.K.F. GOJU-KAI ALL JAPAN KARATE-DO CHAMPIONSHIP
SASEBO - JAPÃO 1996

Após rápida passagem pelo Karate do Tanaka (Academia Treinar, 1986), Handel Martins Dias começou a praticar Karate Goju-Ryu na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre em fevereiro de 1990, aos 14 anos de idade. A ACM, clube co-fundador da Federação Gaúcha de Karate e com mais de 35 anos de dedicação ao Karate, é um dos dojos mais tradicionais do Rio Grande do Sul. Foi neste dojo, com o Sensei Arthur Xavier Oliveira Filho, 6º dan, discípulo do falecido Sensei Akira Taniguchi, 8º dan e introdutor do Karate Goju-Ryu no Rio Grande do Sul, que Handel construiu a sua trajetória como carateca e alcançou o 2º dan da faixa preta, não apenas pela Confederação Brasileira de Karate, mas também pela Japan Karate Federation, mediante exame realizado no Japão. Lá, Handel realizou três períodos de estágios, em 1995, 1996 e 1999, na famosa Nishinkan, em Takamatsu. Dentre outros grandes mestres, Handel treinou com Ishikawa Sensei, 8º dan e ex-presidente da Federação Japonesa de Karate, e Kimura Sensei, 9º dan e ex-aluno do Grão-Mestre Chojun Myiagui: fundador do Karate Goju-Ryu. Na Federação Gaúcha de Karate, Handel Dias ainda atuou como árbitro em torneios, Coordenador Técnico-Adjunto da Seleção Gaúcha de Karate Juvenil e Diretor de Karate da Federação Gaúcha dos Desportos Universitários.

Contudo, foi como atleta que Handel se destacou. Embora tenha competido apenas entre 1992 e 1999, entrou para a história do karate gaúcho com suas conquistas, tornando-se o atleta mais premiado na década de 90 no Rio Grande do Sul. Em uma época que não havia tantas competições, conquistou 42 medalhas, sendo 24 delas de ouro. Ainda que tenha conquistado medalhas em competições de kata (sete, sendo três delas de ouro), foi no kumite que se consagrou (35 medalhas, 21 delas de ouro). Dentre outros títulos, foi heptacampeão estadual e tetracampeão-geral dos Jogos Intermunicipais do Rio Grande do Sul, com três inéditos títulos consecutivos tanto no kumite individual como por equipes. Embora pesasse em torno de 75kg, Handel tinha grande desempenho também nas categorias absoluto e por equipes, em que não há divisão de pesos. Foram 17 medalhas, destacando-se o Bicampeão Estadual Absoluto em 1996/1997, com apenas 22 anos. Mas a sua grande conquista foi ser o primeiro estrangeiro a vencer, em vinte e dois anos de competição, o J.K.F. Goju-Kai All Japan Karate-Do Championship, em Sasebo, no Japão, em 1996.
Desde 1974, realiza-se anualmente no Japão o Japan Karate-Do Federation Goju-Kai All Japan Karate-Do Championship: campeonato nacional de Karate Goju-Ryu, aberto a selecionados de países estrangeiros filiados ou convidados pela J.K.F. Goju-Kai. Handel Dias competiu pela primeira vez em 1995, então com 21 anos de idade. Apesar de ser o mais novo e o menos graduado (1º Kyu), Handel Dias foi o destaque do Brasil, caindo nas oitavas-de-final por meio-ponto (wazari). No kumite por equipes, venceu a sua luta, mas o selecionado brasileiro restou derrotado pela equipe de Okayama, que acabou vice-campeã do torneio. Em 1996, em Sasebo, Província de Nagasaki, Handel voltou como capitão da equipe brasileira devido à sua performance no ano anterior. E não decepcionou. Não perdeu nenhuma luta durante os dois dias do campeonato e conquistou a categoria mais importante: kumite adulto absoluto, na qual não há distinção de peso. Eram 26 lutadores na categoria, a grande maioria com peso bem superior ao do atleta brasileiro. Então em 22 anos de competição, Handel Dias foi o primeiro estrangeiro a sagrar-se campeão no evento.
Pela conquista, Handel recebeu um certificado e dois troféus: um definitivo, que trouxe para o Brasil, e outro temporário, que fica com o campeão até o próximo ano, quando é disputado novamente, com o registro em uma fita do nome do vencedor. Handel Dias e o Sensei Akira Taniguchi deram este troféu a Ishikawa Sensei, em agradecimento pelos ensinamentos e a ajuda aos atletas brasileiros. O troféu foi posteriormente entregue à J.K.F. Goju-Kai e segue sendo disputado ano a ano pelos mais valorosos atletas do Karate Goju-Ryu. Mas em uma das fitas permanece até hoje gravado o nome de Handel Dias como um de seus conquistadores, como uma prova real de sua vitória no país que é o berço desta arte marcial. Pela conquista, Handel Dias deu entrevistas para jornais, revistas e redes de televisão japoneses e brasileiros. Foi homenageado pela Câmara Municipal de Porto Alegre, por Decoro Esportivo (Processo nº 2245/96); recebeu, do então Presidente da Assembleia Legislativa, José Ivo Sartori, o Troféu Chevrolet, dedicado aos melhores do esporte em 1997, em uma promoção do programa Encontro do Esporte da TV Guaíba, com o apoio da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG); e recebeu, no Palácio Piratini, em uma promoção do Governo Estadual, Departamento de Desportos da Secretaria Estadual da Educação e do Conselho Regional de Desportos (CRD), o troféu “Melhor Atleta do Estado do Rio Grande do Sul”.
- Foto de Handel com troféus e equipe brasileira.