Aqui, hoje, abrimos uma nova porta para o nosso trabalho, em tempos modernos demais uma tradicional arte marcial contada por um de seus seguidores, este que vos escreve. "OSS"!
Mesmo não dominando a máquina e seus modos de operar, a vontade de compartilhar um pouco da nossa história e a vontade de divulgar o Karate-do nos faz ousar.
Acima, uma "árvore genealógica" escrita durante uma confraternização no Japão (96) com "karate-kas" brasileiros, com alunos nossos, e os mestres da JKF Goju-kai K. Kimura e Y. Ishikawa, que com nosso mestre no Brasil, Akira Taniguchi, traçaram essa linhagem vindo do MESTRE fundador Chojun Miyagi até a minha pessoa no Brasil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Assim, com participação em cinco estágios e competições no Japão nos anos 90, alunos meus, do dojo da ACM/Ass. Cristã de Moços e outros, lá chegaram por intermédio e ajuda de Taniguchi Sensei, que fez de tudo para aproximar o Karate do Sul do Brasil ao Karate japonês, mais especificamente o da JKF Goju-kai, nossa linha.
Em 1996 o atleta Handel Dias, da ACM, conquistou a Medalha de Ouro na competição internacional Goju-kai, tornando-se o primeiro não-japonês a conquistar um primeiro lugar, marcando mais ainda nosso trabalho sob a tutela de nosso saudos mestre Taniguchi.
O Goju-ryu teve seu início no RS em 1974, com a chegada de Taniguchi a Porto Alegre para trabalhar com o professor Shunji Hinata, que iniciava um trabalho de preparação, pois com a parceria do mestre o mesmo ganharia estilo, literalmente o Goju-ryu.
Akira Taniguchi foi aluno de Sumihiko Funatsu, presidente da Mahato-kai, Mahato Karate Association, Japão, e um dos pioneiros do estilo no Brasil.
Arthur (eu) iniciou no Karate no estilo Shotokan, com o Campeão Mundial Luiz Tasuke Watanabe, 1972, passando para o Goju no início de 1974, antes de Sensei Taniguchi chegar. Torna-se instrutor em outubro de 1976 na ACM, sob a orientação de Hinata e posteriormente de Taniguchi. Chega à faixa preta shodan em 1978, exame realizado em São Paulo. Nessa caminhada no Karate-do - quando criança e jovem praticou Judô - como grandes momentos até a presente data: 33 anos ce Karate Goju na ACM, ex-atleta de kata, alguns títulos, 3 vezes disputa Campeonato Brasileiro pela Seleção Gaúcha, técnico algumas vezes Campeão Estadual, Diretor Técnico Goju por muitos anos pela "Karate-do Goju-ryu do Rio Grande do Sul", que fazia uma ligação com o Japão pelo mestre Taniguchi, registros etc., Cofundador da FGK / Federação Gaúcha de Karate (1988), examinador FGK(CBK), atual Diretor de Graduação da FGK, e em outubro de 2009 é aprovado e promovido ao 6o. dan/ Rokudan pela CBK / Confederação Brasileira de Karate. Arthur é formado em Letras.
Na medida em que cresce o interesse pelo Direito Desportivo em abordagem transdisciplinar com a Cpoa de 2014, Jogos de 2016, e sendo as Artes Marcias a segunda modalidade de atividade mais praticada no Planeta, é oportuna a criação do Blog pelo Prof. Arthur, mentor da formação de centenas de iniciados em Karate-Goju, uma das mais importantes escolas.
ResponderExcluirEm
www.youtube.com/my_playlists?p=54CADE1688BDA91B
Reflexões dobre SPORTS LAW, sobre imagens de jogos.
Interessantes abordagens no material didático: alunos da UFRGS:
www.padilla.adv.br/desportivo
20 semestres da DISCIPLINA
4 planos de atuação humana nas
6 ondas de desenvolvimento tecnológico e
4 tipos de motivação do esforco.
canais didáticos de Artes Marciais:
http://www.youtube.com/view_play_list?p=60BE973916F3ECA1
http://www.youtube.com/view_play_list?p=C5B7128EED135C52
http://www.youtube.com/view_play_list?p=67B57881364B4753
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExcelente Trabalho Arthur Sensei!
ResponderExcluirGrande abraço!
Altemar Sabino 4º Dan Goju kai
Parabéns Professor ARTHUR pelo seu blog.Daqui de SALVADOR como sua aluna meu abraço e votos de que continue esse Mestre das Artes Marciais.
ResponderExcluirAbraços Loiva
d
Ola Sensei Arthur, boa noite, treino em São Paulo na ken in kan e como passarei esta semana em Porto Alegre me honraria muito em poder participar do treino contigo e com seus alunos. Muito obrigado Fábio Goncalves
ResponderExcluirSeu nome foi indicação do Sensei Antônio cavalheiro e do meu Sensei Roberto Pacheco
ResponderExcluircomo se matriculo
ResponderExcluir