FORMA DE CONDUTA DO PRATICANTE
Devemos buscar nossas metas dentro do longo caminho de aprendizado do Karate-dō com humildade, disciplina, respeito e principalmente com a mente "aberta" a todos os ensinamentos que nos forem ministrados. Isto porque, toda a crítica de um Sensei (Professor) e todo o conselho de um Senpai (aluno “sênior”), tem por objetivo lapidar o potencial de cada praticante, mesmo que isto às vezes venha de uma maneira severa, que possa reprimir determinados atos errôneos.
Sejamos dignos da graduação que ostentamos, não apenas na força física que é subjetiva e desaba com o passar dos anos, mas sim na força de caráter e em nossas atitudes perante nossos semelhantes.
Façamos do Karate-dō uma arma imbatível nos momentos em que forem exigidas nossas decisões.
A filosofia do Karate-dō não é autoritária e nem defende uma visão unilateral, mas está enraizada nos rígidos princípios de respeito à hierarquia dentro do Dōjō e ao cumprimento de uma educação esmerada baseada nos padrões da ordem, disciplina e respeito a todos os seres fora dele.
Nada!!! Nem as adversidades, nem as dificuldades, nem os tropeços da vida justificam que o homem abandone os seus mais nobres ideais de amor à verdade e a justiça,
Sejamos, na ausência da possibilidade de edificarmos grandes empreitadas, os construtores de pequenos atos dignos que sirvam de exemplo positivo para as gerações futuras. Assim, estaremos dignificando a inteligência humana com a tentativa de buscarmos uma melhoria nos modelos ideológicos que nos cercam.
Façamos das ações de harmonia e altruísmo as sementes constantes nos passos de cada um de nós, e que estejam presentes para além dos parâmetros do Dōjō.
Autor: Arthur Xavier de Oliveira Filho ( baseado em textos diversos ).
Os ensinamentos aqui contidos são preciosos e este foi o primeiro texto com o qual eu tive contato, lá pelo início dos anos 90, que me fez refletir que o Karate era algo mais do que simplesmente socos e chutes... Como serviu para mim como parâmetro/guia acredito que assim pode fazer com os demais...
Poderia coloca-lo no BLOG para que todos tenham acesso...
Um forte abraço,
Denis Andretta.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
OSS!
ResponderExcluirMuito importante percebermos que Karate se aplica em tudo na vida, pois não é um fim em si mesmo, é um caminho.
Abraço.
Excelente texto Arthur-Shihan... Parabéns!
ResponderExcluirSaudações,
Denis.