sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Karate-do Goju-ryu do Rio Grande do Sul, Brasil

Karate-do Goju-ryu do Rio Grande do Sul, Brasil

Aqui, hoje, abrimos uma nova porta para o nosso trabalho, em tempos modernos demais uma tradicional arte marcial contada por um de seus seguidores, este que vos escreve. "OSS"!

Mesmo não dominando a máquina e seus modos de operar, a vontade de compartilhar um pouco da nossa história e a vontade de divulgar o Karate-do nos faz ousar.

Acima, uma "árvore genealógica" escrita durante uma confraternização no Japão (96) com "karate-kas" brasileiros, com alunos nossos, e os mestres da JKF Goju-kai K. Kimura e Y. Ishikawa, que com nosso mestre no Brasil, Akira Taniguchi, traçaram essa linhagem vindo do MESTRE fundador Chojun Miyagi até a minha pessoa no Brasil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Assim, com participação em cinco estágios e competições no Japão nos anos 90, alunos meus, do dojo da ACM/Ass. Cristã de Moços e outros, lá chegaram por intermédio e ajuda de Taniguchi Sensei, que fez de tudo para aproximar o Karate do Sul do Brasil ao Karate japonês, mais especificamente o da JKF Goju-kai, nossa linha.

Em 1996 o atleta Handel Dias, da ACM, conquistou a Medalha de Ouro na competição internacional Goju-kai, tornando-se o primeiro não-japonês a conquistar um primeiro lugar, marcando mais ainda nosso trabalho sob a tutela de nosso saudos mestre Taniguchi.

O Goju-ryu teve seu início no RS em 1974, com a chegada de Taniguchi a Porto Alegre para trabalhar com o professor Shunji Hinata, que iniciava um trabalho de preparação, pois com a parceria do mestre o mesmo ganharia estilo, literalmente o Goju-ryu.

Akira Taniguchi foi aluno de Sumihiko Funatsu, presidente da Mahato-kai, Mahato Karate Association, Japão, e um dos pioneiros do estilo no Brasil.

Arthur (eu) iniciou no Karate no estilo Shotokan, com o Campeão Mundial Luiz Tasuke Watanabe, 1972, passando para o Goju no início de 1974, antes de Sensei Taniguchi chegar. Torna-se instrutor em outubro de 1976 na ACM, sob a orientação de Hinata e posteriormente de Taniguchi. Chega à faixa preta shodan em 1978, exame realizado em São Paulo. Nessa caminhada no Karate-do - quando criança e jovem praticou Judô - como grandes momentos até a presente data: 33 anos ce Karate Goju na ACM, ex-atleta de kata, alguns títulos, 3 vezes disputa Campeonato Brasileiro pela Seleção Gaúcha, técnico algumas vezes Campeão Estadual, Diretor Técnico Goju por muitos anos pela "Karate-do Goju-ryu do Rio Grande do Sul", que fazia uma ligação com o Japão pelo mestre Taniguchi, registros etc., Cofundador da FGK / Federação Gaúcha de Karate (1988), examinador FGK(CBK), atual Diretor de Graduação da FGK, e em outubro de 2009 é aprovado e promovido ao 6o. dan/ Rokudan pela CBK / Confederação Brasileira de Karate. Arthur é formado em Letras.

6 comentários:

  1. Na medida em que cresce o interesse pelo Direito Desportivo em abordagem transdisciplinar com a Cpoa de 2014, Jogos de 2016, e sendo as Artes Marcias a segunda modalidade de atividade mais praticada no Planeta, é oportuna a criação do Blog pelo Prof. Arthur, mentor da formação de centenas de iniciados em Karate-Goju, uma das mais importantes escolas.


    Em
    www.youtube.com/my_playlists?p=54CADE1688BDA91B
    Reflexões dobre SPORTS LAW, sobre imagens de jogos.

    Interessantes abordagens no material didático: alunos da UFRGS:
    www.padilla.adv.br/desportivo
    20 semestres da DISCIPLINA
    4 planos de atuação humana nas
    6 ondas de desenvolvimento tecnológico e
    4 tipos de motivação do esforco.

    canais didáticos de Artes Marciais:
    http://www.youtube.com/view_play_list?p=60BE973916F3ECA1
    http://www.youtube.com/view_play_list?p=C5B7128EED135C52
    http://www.youtube.com/view_play_list?p=67B57881364B4753

    ResponderExcluir
  2. Excelente Trabalho Arthur Sensei!

    Grande abraço!

    Altemar Sabino 4º Dan Goju kai

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Professor ARTHUR pelo seu blog.Daqui de SALVADOR como sua aluna meu abraço e votos de que continue esse Mestre das Artes Marciais.
    Abraços Loiva
















    d

    ResponderExcluir
  4. Ola Sensei Arthur, boa noite, treino em São Paulo na ken in kan e como passarei esta semana em Porto Alegre me honraria muito em poder participar do treino contigo e com seus alunos. Muito obrigado Fábio Goncalves

    ResponderExcluir
  5. Seu nome foi indicação do Sensei Antônio cavalheiro e do meu Sensei Roberto Pacheco

    ResponderExcluir