sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Kata Sanchin

O kata Sanchin do Goju-ryu é a base do estilo. Concentrar muita força, inspirar e expirar, apertar, fechar, absorver golpes, trabalhar postura e respiração sonora. fortalecer órgãos externos e internos. Um kata diferente, de difícil aprendizado; leva-se alguns anos para poder executá-lo corretamente. A mente, o corpo e o espírito juntos. A base ( dachi ) é a sanchin-dachi, própria para o esforço, boa para enraizar apertando os dedos dos pés contra o chão.
Taniguchi Shihan ao apresentar-se em Porto Alegre pela primeira vez fez o kata Sanchin e uma demonstração de seiken. Passou ao público presente a idéia de força, energia. Ele dizia: " Sanchin todos os dias."
Há quem considere esse kata o mais interessante de todos existentes no Karate-do. Existem outros esteticamente falando mais interessantes, com certeza, mas em termos de energia, Ki...
No Goju mundial há duas formas do mesmo kata, pequenas diferenças, mas a mesma essência, os mesmos propósitos, talvez pelas interpretações dos Mestres Higaonna e Miyagi.
O goju parece ser como uma boa música que recebe algumas versões, mas todas levam ao mesmo fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário