sábado, 9 de março de 2013

2 comentários:

  1. Por vezes me pergunto: onde foi parar a essência do BUDO, que deveria nortear as atitudes de todos os praticantes de artes marciais. O BUDO não é uma religião, ou crença de estilo, o BUDO é estilo de comportamento sob a forma de arte marcial, onde quem o pratica conduz o seu corpo e o seu espírito a um modo de ser pacífico e de profundo relacionamento amigável para os meios de convivência social. Um artista marcial que não educa o seu espírito irá tornar-se um elemento de alto risco, perambulando pela cidade, levando a todos a reação descontrolada de seus medos e frustrações interiores. Com a grande repercussão conquistada pelo MMA que, entenda-se: não é uma arte marcial, mas sim, uma mistura de estilos voltada para o combate em ambiente de competição, o BUDO fica cada vez mais esquecido.
    Quando vejo uma competição de KARATE, por exemplo, em que o atleta tenta chamar o ponto na base do grito, fico pensando: se toda a energia dispensada em gritar e encenar um ponto, fosse usada na forma, potência e controle do golpe a pontuação seria dada muito mais merecimento. Desculpe o desabafo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OSS
      amigo, tens muita razão, mas a competição existe para divulgar o esporte Karate e testar o indivíduo nesse momento de desafio, mesmo que nas mesmas o Budo fique um tanto de lado mesmo. O Karate pode ser bastante competitivo e também praticar o Budo, dependendo do dojo. Karate é um caminho de desafios e, principalmente, um desafio interior.

      Excluir