domingo, 18 de outubro de 2015

Pela Arte Marcial, sempre

Bruce Lee representou e ainda hoje representa muito para as Artes Marciais, não importando o estilo, que sua energia era contagiante, sua habilidade era visível, até sua inspiração como artista foi respeitada. Tornou-se uma lenda, uma inspiração. O que não faria se ainda fosse vivo?

Um comentário:

  1. As artes marciais, por sua natureza, sempre foram herméticas, isto é, fechadas, ocultas, difundidas somente entre um grupo seleto cuidadosamente escolhido. Contudo, após a 2ª Guerra, integrantes das forças armadas dos EUA maravilhados com a eficácia do Karate de Okinawa conseguiram romper esse modelo e o difundir. Não havia bibliografia e o ensinamento era direto.
    Em duas décadas, logo após vencer o Campeonato Mundial de Karate em Paris, Luis Tasuke Watanabe constatou: duas coisas vendiam sem necessitar de propaganda em 1972: coca-cola e karate: bastava colocar um cartaz na frente e os aprendizes inscreviam-se.

    Contudo, nos anos sessenta, as corporações começaram a implantar a globalização, isto é, a padronização de consumo e comportamento baseada no egocentrismo e superficialidade. Esse movimento foi comandado por (sociopato)lobistas coordenando a compra da mídia, merchandising e idolatrando hipócritas falsos humanistas. corruptos, e bandidos travestidos de políticos.
    Manipulando pretensos intelectuais num cipoal de falsas crenças promoveram a inversão de valores. Aviltaram a cultura, os professores, os policiais, os magistrados e as pessoas que promoviam a saúde como o médico de bairro. Jogaram os decentes uns contra os outros para os anular. Implantaram uma escravidão disfarçada: todo ganho do trabalho desaparece em uma teia de produtos cujos preços são superfaturados e embutidos de uma rede de impostos, agregados a multas e taxas: todos os recursos são desviados para o enriquecimento de poucos promovendo a maior corrupção da história humana!
    A prática de Artes Marciais e lutas desenvolve força física e capacidade de lutar sim, contudo, promove a conscientização, fomenta a capacidade de pensar com clareza, eleva o espírito e a habilidade de perceber manipulações. Tudo exatamente oposto ao que os lobistas desejam! Os manipuladores querem a degeneração humana até a praticamente ausência do raciocínio crítico, pessoas "robotizadas" sem pensamento próprio, nada produzindo intelectualmente de significativo; aceitando "informações" distorcidas misturando realidade com ficção. Pessoas superficiais conversando sem falar nada de valor, escutando sem ouvir o significado! Paul Simon & Art Garfunkel foram os precursores das raves e mega shows atuais quando, em 1982, agregaram meio milhão de pessoas no Central Park NY onde um dos pontos altos foi a canção profecia ou parábola "The sounds of silence" sobre a necessidade de acordar as pessoas, despertar do marasmo mental. Eles também previram a dificuldade de quem luta contra a idiotização, silenciado pelo "sistema" pois as vozes de quem promove conscientização "...ninguém compartilha, ninguém ousa" desafiar o sistema.
    Além de irem de encontro ao falso deus-consumismo, as Artes Marciais ameaçam outro dos pilares da acultura da superficialidade: a sensação de insegurança, o pré-pânico, oblitera a mente e favorece o isolamento e egocentrismo. O medo é uma pequena morte: impede de pensar e isso permite o domínio da acultura da superficialidade ambienta a escravidão disfarçada em impostos excessivos alimentando a maior corrupção do planeta.

    As artes marciais habilitam o praticamente a perceber tudo isso: aprendemos a dominar o medo e as emoções e ainda desenvolvemos a capacidade de percepção. Essas qualidades desenvolvidas pela sadia prática de artes marciais são verdadeiros pecados mortais contra a globalização do deus-consumo. Por isso, obviamente, as artes marciais tem sido infamadas e divididas.

    A mídia ajuda ainda mais com o sensacionalismo alarmista sobre qualquer situação de exceção. Um acidente esportivo, ou algum comportamento de qualquer desajustado que possa ser ligado às artes marciais, é espalhado.
    http://bit.ly/sindiplam

    ResponderExcluir